quinta-feira, 28 de junho de 2012

Sargaço-Branco

(Sargaço-Branco)
O nome parece absurdo para um arbusto que dá flores amarelas, mas o adjectivo branco refere-se ao tom prateado da folhagem; o termo sargaço, por seu turno, é usado para designar várias plantas arbustivas dos géneros Cistus e Halimium. Este (seja então) sargaço-branco, arbusto rasteiro e penugento com flores de 3 a 4 cm de diâmetro, foi fotografado no princípio de Abril numa escarpa na margem esquerda do rio Bestança, em Montemuro, local onde, existe uma população ainda numerosa da espécie.
Pormenor de um ramo com flores da planta vulgarmente designada por Mato-branco ou Sargaço-branco, com o nome científico de Teucrium fruticans L. [ sin. Teucrium fruticans L. subsp. latifolium (L.) P. Silva et Teles e Teucrium fruticans L. var. latifolium (L.) Rouy]. Originária da zona mediterrânica, esta planta é espontânea em algumas regiões de Portugal continental, surgindo, designadamente, em terrenos incultos do Sul e Centro do país. No entanto, também é cultivada e utilizada como planta ornamental.
Classificação: Divisão: Magnoliophyta; Classe: Magnoliopsida; Ordem: Lamiales; Família: Lamiaceae; Género: Teucrium;Espécie: Teucrium fruticans.

Sem comentários:

Enviar um comentário